A biomassa de banana verde possui muitos benefícios para a saúde que você pode conferir nessa outra matéria aqui: Os benefícios da biomassa de banana verde.
Pra você que já conhece os benefícios e quer fazer sua própria biomassa de banana verde em casa, é só seguir os passos abaixo.
Você irá precisar apenas de água e bananas verdes (qualquer tipo), quanto mais verde, melhor! A quantidade é opcional.
Preparando a biomassa de banana verde
Passo 1: Coloque água na panela de pressão, o suficiente para cobrir a quantidade de bananas que irá usar, e leve ao fogo. Espere a água levantar fervura para adicionar as bananas.
Passo 2: Enquanto espera a água ferver, solte as bananas da penca, mas mantenha o cabo, para que a polpa não fique exposta. Em seguida, higienize as bananas uma a uma, lavando sob água corrente.
Passo 3: Assim que a água começar a ferver coloque as bananas na panela e tampe. Após pegar pressão, cozinhe por mais 8 minutos.
Passo 4: Deixe a pressão da panela sair naturalmente, depois abra a panela e retire as bananas. Deixe esfriar um pouco e descasque as bananas. Se preferir use um pegador ou garfo, para não se queimar.
Passo 5: Coloque as polpas no liquidificador ou processador de alimentos e bata até obter um creme uniforme. Sua biomassa está pronta!
Dica: A biomassa é espessa e dependendo do aparelho utilizado pode ser um pouco difícil de bater. Para facilitar, despedace as polpas antes de colocar no liquidificador, adicione um pouquinho de água para ajudar a bater e pare de vez em quando para limpar as bordas do copo.
Armazenamento
A biomassa pode ser armazenada na geladeira em pote bem fechado por até 3 dias. Se quiser fazer em maior quantidade e garantir a biomassa pro mês inteiro é só armazenar no freezer por até 3 meses.

Se for congelar, utilize forminhas de gelo ou separe as porções e congele em vários potes pequenos. Assim fica super prático pra usar no dia a dia.
Para descongelar coloque os cubinhos de biomassa em uma panela com um pouquinho de água e leve ao fogo baixo, mexendo até obter um creme novamente.
Descongelando em 3,2,1.



Solte a imaginação e teste o uso da biomassa nas preparações que você mais gosta. Ela irá agregar mais fibras e nutrientes, sem alterar o sabor original das suas preparações.
Se estiver sem ideias para começar a usar sua biomassa de banana verde, comece por esse brigadeiro aqui: Receita de brigadeiro com biomassa de banana verde.
Deixe nos comentários sugestões de receitas para usar a biomassa. Quero testar todas! 😉


Faça o download do e-book gratuito Biomassa de banana verde