Os antinutrientes são substâncias que interagem com os nutrientes durante o processo de digestão atrapalhando a digestibilidade, a absorção e a utilização desses nutrientes. Como exemplo, podemos citar os fitatos, os nitritos, os taninos e os oxalatos.
Essas substâncias estão presentes em alimentos de origem vegetal como as leguminosas, grãos e sementes de cereais, alguns legumes e folhas. Mas também podem estar presentes em alimentos de origem animal. É o caso das carnes processadas e defumadas que contém nitratos e nitritos adicionados pela indústria com a finalidade de conservar esses alimentos.
Alguns dos alimentos que contém antinutrientes: trigo, feijão, grão de bico, ervilha, tomate, pimentão, beringela, batata inglesa, brócolis, espinafre, etc.
Além de diminuírem a absorção de nutrientes, os fatores antinutricionais podem causar gases, indigestão e desconforto abdominal. Mas nem por isso devemos deixar de consumir esses alimentos. Afinal, as leguminosas, os cereais, os legumes e as folhas são alimentos saudáveis. Nos fornecem proteínas, fibras, vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Então, o que fazer?
Solução
O segredo para driblar os antinutrientes está no preparo dos alimentos. Isso porque algumas técnicas de processamento como demolhar, aquecer, ferver, esterilizar e macerar ajudam a reduzir a concentração dessas substâncias.
O próprio cozimento já é capaz de reduzir essas substâncias. Outra técnica importante é o molho e o remolho, já que a maioria dos antinutrientes são solúveis em água, é o caso dos fitatos presentes no feijão.
Há pessoas mais sensíveis a determinadas substâncias, outras menos. Por isso, o mais importante é se observar, prestar atenção nas reações do seu corpo e identificar quais alimentos não te fazem bem.
Ao identificar esses alimentos, passe a consumi-los com moderação e aplique as técnicas de preparo para reduzir os fatores antinutricionais.
Veja AQUI como fazer o remolho do feijão.
E aí? Você já sabe quais são os alimentos que te causam indigestão? Me conta aqui nos comentários.